RECOMENDAÇÕES DA SAÚDE PARA LIDAR COM
DIAS QUENTES E TEMPERATURAS ELEVADAS
ESTADO DE OBSERVAÇÃO
-
Informe-se diariamente sobre as previsões e/ou alertas do clima local.
-
Evite exposição direta ao sol, principalmente, nos horários mais quentes entre 10:00 e 16:00 h.
-
Não deixe bebês, crianças, idosos ou animais em carros estacionados, mesmo em paradas rápidas, e nem em outros ambientes fechados sem ventilação ou circulação de ar.
-
Evite se exercitar ou praticar atividades intensas ao ar livre sem as proteções adequadas mesmo que já esteja habituado a elas.
-
Hidrate-se bebendo água, água de coco, sucos, chás frios ou isotônicos a cada duas horas mesmo sem sede, e prefira refeições leves e fracionadas no decorrer do dia.
-
Mantenha a sua casa e ambiente de trabalho arejados facilitando a circulação de ar, inclusive usando ventiladores ou aparelhos de ar condicionado, se for possível.
-
Refresque-se tomando banhos nos horários mais quentes do dia e em locais seguros.
-
Pacientes com doenças crônicas (hipertensão, arritmia, respiratória, renal, diabetes, obesidade, alcoolismo) deverão consultar seus médicos sobre os medicamentos em uso contínuo e/ou dietas prescritas em situações de calor extremo.
ESTADO DE ATENÇÃO
(Temperatura de 34 °C no Município de Campinas-SP)
-
Proteja-se do sol e do calor evitando exposição solar prolongada, principalmente, entre 10:00 e 16:00 horas.
-
Aumente sua ingestão diária de líquidos e, principalmente, bebês, crianças, idosos e pessoas doentes podem não sentir sede, assim ofereça água, água de coco, sucos, chás frios, isotônicos, etc.
-
Prefira também uma alimentação leve e fracionada incluindo verduras, legumes e frutas no decorrer do dia.
-
Não ofereça bebidas alcoólicas que poderão agradar um quadro de desidratação.
-
Mantenha sua casa e ambiente de trabalho arejados. No trânsito ligue o ar-condicionado ou facilite a circulação interna de ar, quando na estrada leve bebidas para se hidratar e viaje preferencialmente nos horários de menor exposição solar, sempre que possível.
-
No decorrer do dia procure ambientes com temperaturas amenas para se refrescar ficando fora da exposição direta ao sol, se necessário, dirija-se para shoppings, galerias, lojas ou outros locais com ar-condicionado. Se possível, tome banhos nos horários mais quentes do dia.
-
Peça ajuda se passar mal devido ao calor e, também, fique de olho em bebês, crianças, idosos, pessoas doentes ou conhecidas que estejam vivendo sozinhas.
-
Consulte seu médico se estiver fazendo alguma dieta (com pouco sal, restrição líquida, etc.), em uso contínuo de medicamentos para doenças crônicas ou ainda se tiver sinais e/ou sintomas devido ao calor extremo.
-
O que é exaustão por calor?
A exaustão pelo calor é uma forma mais branda de doença relacionada ao calor que pode se desenvolver após vários dias de exposição a altas temperaturas e reposição inadequada ou desequilibrada de fluidos. Os mais propensos à exaustão pelo calor são os idosos e bebês / crianças, aqueles que apresentam pressão alta ou baixa, e também os indivíduos que trabalham ou se exercitam em um ambiente quente.
-
-
Sinais de Exaustão pelo Calor
-
-
Transpiração intensa
-
Palidez e/ou pele fria
-
Cansaço e/ou fraqueza
-
Tontura
-
Dor de cabeça
-
Câimbras musculares
-
Náusea, vômito e/ou diarreia
-
Desmaio
A pele pode estar fria e úmida, a pulsação acelerada e/ou fraca com respiração rápida e superficial. Se a exaustão por calor não for tratada, pode progredir para um quadro de insolação, portanto consulte um serviço de saúde se os sintomas piorarem ou durarem mais de uma hora.
-
Que medidas podem ser tomadas para resfriar o corpo durante a exaustão pelo calor?
-
Beber bastante água e/ou outras bebidas não alcoólicas frias.
-
Descansar em local arejado e sem exposição solar direta.
-
Tomar um banho frio, aplicar toalhas e/ou roupas úmidas sobre o corpo.
-
Procurar um ambiente com ar refrigerado e/ou condicionado.
-
Vestir roupas leves e frescas.
ESTADO DE ALERTA
(Temperatura de 37 °C ou acima no Município de Campinas-SP)
-
-
Sinais de Insolação
-
-
Temperatura corporal extremamente alta (acima de 39,5 °C)
-
Pele vermelha, quente e seca (sem transpiração)
-
Pulso rápido e forte
-
Dor de cabeça latejante
-
Tontura
-
Náusea e/ou vômito
-
Confusão mental
-
Perda de consciência, desmaio e/ou coma
-
O que devo fazer se encontrar alguém com algum dos sinais de insolação?
Se você vir alguém com estes sinais, pode estar lidando com uma emergência e com risco de vida. Peça para um terceiro solicitar assistência médica imediata enquanto você começa a resfriar a vítima.
Faça o seguinte:
-
Leve a vítima para uma área coberta e arejada, sem exposição ao sol.
-
Deixe a vítima esfriar rapidamente, empregando o que puder, por exemplo: banheira com água fria; ducha fria: água fria de uma mangueira de jardim; umedeça roupas, lençóis e/ou toalhas com água fria envolvendo a vítima para diminuir sua temperatura corporal.
-
Monitore, se possível, a temperatura do corpo e continue com os esforços de resfriamento até que a temperatura caia para 38-38,5 ºC.
-
Se a equipe de atendimento de urgência/emergência estiver demorando, ligue para 192 (SAMU) ou 193 (Corpo de Bombeiros) para obter mais instruções sobre cuidados com a vítima.
-
Nunca ofereça bebida alcoólica e insista na assistência médica o mais rápido possível.
Referências Bibliográficas:
1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde, Saúde de A a Z, Insolação: causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção. Brasília, 2020.
Disponível em: https://saude.gov.br/saude-de-a-z/insolação
2. OPAS, Organização Pan-Americana da Saúde. Chama países a se prepararem para ondas de calor no hemisfério sul. Brasília, 2019.
Disponível em: http://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=608...
3. RS. Centro Estadual de Vigilância em Saúde. Cuidados com onda de calor. Porto Alegre, 2020.
Disponível em: http://www.cevs.rs.gov.br/cuidados-com-a-onda-de-calor